Como somos consultores imobiliários, para nós é mais fácil responder a esta questão.

Para si, que muito provavelmente vai vender um bem imobiliário em alguma fase da sua vida, pode não ser tão óbvio.

Nem todas as imobiliárias são iguais, embora haja muita gente que pense que sim e, nem todos os consultores imobiliários que trabalhem na mesma agência prestam o mesmo tipo de serviço. Comece por ouvir dois ou três consultores e peça-lhes para explicar o que vão fazer por si. Peça para lhe mostrar o Plano de Marketing que tem preparado para divulgar a sua casa e lhe apresente uma Análise Comparativa de Mercado  para definir o melhor preço.

Se eu calçasse os sapatos de um Proprietário, faria o seguinte:

  1. Saber quem são os consultores com a melhor reputação e histórico de vendas na zona (pesquise no Google, Facebook, LinkedIn);
  2. Leia a opinião dos seus clientes para que saiba o que pode esperar (peça testemunhos);
  3. Utiliza serviços profissionais de fotografia? Hoje em dia cada pixel conta! Um bom consultor imobiliário não vai descurar este pormenor.
  4. Qual é o plano que têm preparado para a divulgação do imóvel e comunicação com o Proprietário? Vão colocar placa no imóvel e na montra da agência? (esta última já não é relevante), vão colocar no site da imobiliária?, investem na exportação para portais nacionais e internacionais? Vai partilhar a minha angariação com todos os players do mercado? Cuidado! Se não partilhar é porque está mais preocupado com o seu próprio bolso do que em o ajudar. Confirme! É diferente o seu imóvel poder ser vendido por um consultor que partilhe com todo o mercado. Têm uma lista de consultores imobiliários que exerçam a sua atividade noutras empresas de mediação imobiliária para onde enviam as últimas angariações, dando a oportunidade aos profissionais e aos seus clientes de visitar o seu imóvel?
  5. Tem um departamento jurídico disponível para esclarececimentos? Tem um departamento de intermediação de crédito para ajudar compradores a encontrar as melhores soluções de financiamento caso necessitem?
  6. Tente saber qual é a taxa de desconto (preço venda/ preço pedido) entre o valor de promoção e o valor final de venda. Ter aptidões de negociação são fundamentais para que quem o representa enquanto Proprietário lhe apresente propostas próximas do valor pretendido.
  7. Desconfie se um consultor imobiliário aceita uma angariação a todo o custo! Se aceita o valor de venda sem fazer uma análise do mercado, se não faz a verificação da documentação, se aceita iniciar a divulgação sem ter toda a documentação necessária e que faça fotorreportagem com equipamento obsoleto ou inadequado (telemóvel).
  8. Contrate um consultor imobiliário que trabalhe em exclusivo. Um contrato de mediação imobiliária em exclusivo exige mais dedicação, responsabilidade e investimento na divulgação do seu imóvel. O exclusivo é a única forma que um consultor tem de dar a conhecer o seu imóvel para o mercado de forma segura. Quem ganha? O Proprietário. Principais vantagens de um contrato de mediação imobiliária em exclusivo: 1 interlocutor, 1 único preço, investimento na promoção do imóvel, mais exposição, mais visitas, mais propostas.

Experiência, conhecimento do mercado, aptidões de negociação, testemunhos de clientes antigos e estar associado a uma empresa credível são fatores essenciais para escolher um consultor ou uma equipa para o ajudar a vender ou comprar casa. Faça isso, por si.

Quer vender a sua casa? Entre em contacto connosco.

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